Sustentabilidade Corporativa

Sustentabilidade Corporativa

A Wilson Sons acredita na sustentabilidade como um conceito abrangente, que deve permear a organização nas dimensões econômica, social e ambiental (que formam o tripé da sustentabilidade ou triple bottom line), a partir de uma gestão responsável, com foco em resultados duradouros para a companhia e para a sociedade.

 
A partir dessa visão, e com o apoio da consultoria Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), a Wilson Sons definiu projetos e compromissos apontados no diagnóstico de sustentabilidade iniciado em 2008, considerando, além dos aspectos econômicos, sociais e ambientais de seu negócio, as dimensões avaliadas pelo Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

Desde então, as unidades de negócio adotaram a mesma metodologia e estão passando pela fase de diagnóstico e construção de planos de ação que são conduzidos por um time multidisciplinar, responsável por coordenar e prestar contas sobre suas realizações. 


GHG Protocol

O Programa Brasileiro GHG Protocol tem como objetivo estimular a cultura corporativa para a elaboração e publicação de inventários de emissões de gases do efeito estufa (GEE), proporcionando aos participantes acesso a instrumentos e padrões de qualidade internacional. 

A Wilson Sons está entre as primeiras empresas do setor naval e portuário no Brasil a adotar a metodologia e a publicar seu próprio inventário.
 

IGA - Índice de Gestão Ambiental

O Índice de Gestão Ambiental (IGA) é o método de avaliação utilizado pelo Grupo Wilson Sons para monitorar o desempenho estratégico em gestão ambiental da companhia. Construído a partir de demandas ambientais de diversas partes interessadas, como Global Reporting Initiative, Pacto Global, Ethos, Bloomberg, entre outros. A ferramenta considera seis temas para calcular os indicadores.

Criando Laços

Consciente de seu papel no desenvolvimento da sociedade e no estímulo ao engajamento social de seus colaboradores, a Wilson Sons criou em 2007 o Programa de Voluntariado Empresarial “Criando Laços”, que vem se estendendo de norte ao sul do país (Belém, Paranaguá, Rio Grande, Rio de Janeiro, Santo André, Santos, São Francisco do Sul, e São Sebastião).
 

 

Pacto Global

A Wilson Sons foi a primeira do seu segmento a se tornar signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, a ação mobiliza a comunidade empresarial para a adoção de políticas de responsabilidade social, tendo como ponto de partida dez princípios nas áreas de direitos humanos, direitos do trabalho, proteção ambiental e combate à corrupção. Acesse: www.pactoglobal.org.br

Confira o Relatório Anual Integrado de 2016: